sábado, 1 de agosto de 2015

HOMEM PERDE A ESPOSA E TEM UMA IDÉIA LINDA PARA A FILHA NÃO ESQUECER A MÃE. VEJA O QUE FOI

video


Rafael De Col e Tatiana Valques Lorencete del Col tiveram uma bonita história de amor que infelizmente acabou de maneira trágica, com um acidente que custou a vida de Tatiana. Para que a filha nunca mais esquecesse a mãe, a ideia de Rafael foi recriar as fotos que fez com a mãe mas com a filha, com roupas iguais e nas mesmas posições. Veja o lindo resultado no vídeo abaixo:




quinta-feira, 30 de julho de 2015

TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PASSARÁ POR GRANJA-CE




O Prefeito Romeu Aldigueri recebeu hoje (30) a visita de Amanda Cerqueira e Jennifer Oliveira, Gerentes Regionais do Comitê Olímpico Rio 2016, para convidar oficialmente o Município de Granja a participar do “Circuito de Revezamento da Tocha Olímpica”, em Junho do ano que vem.

As Olimpíadas terão lugar na cidade do Rio de Janeiro, mas a Tocha viajará por 300 cidades do Brasil – apenas 11 no Estado do Ceará - nos 90 dias que antecedem a abertura oficial dos Jogos, no dia 05 de Agosto.

Tocha olímpica dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Crédito: Rio 2016/youtubeEm Granja, será dia 09 de junho de 2016 ás 10 hs. A Tocha percorrerá um circuito de 5.5 km nas principais ruas e avenidas da cidade !!!

Romeu disse que “estar incluído entre as cidades que terão o privilégio de receber a Tocha Olímpica é uma grande honra pra todos nós! Faremos o nosso melhor pra que esse momento único na história de Granja seja vivido intensamente por todo o nosso povo, com alegria e orgulho!”

SEXTA-FEIRA TERÁ FENÔMENO DA LUA AZUL, ENTENDA

Lua cheia

Sexta feira, 31 de julho, último dia do mês e dia de Lua Cheia. A segunda Lua Cheia do mês, a tão falada Lua Azul. Não se trata da Super Lua, que vem a ser a Lua Cheia que ocorre quando ela está no ponto da órbita mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Muito menos se trata da Lua de Sangue, que é quando a Lua fica com uma cor alaranjada ou avermelhada durante um eclipse lunar. Aliás, esse é um termo bem infeliz. Continue Lendo>>>

TIMONHENSES ESTAVAM ENTRE OS TRABALHADORES QUE DORMIAM JUNTO A PORCOS

Os nomes dos trabalhadores e das fazendas não foram 
divulgados (Fotos: Divulgação/MPT)

Ao menos 20 trabalhadores, entre eles quatro adolescentes, são do distrito de Timonha, e foram encontrados durante fiscalização do Ministério Público do Trabalho no Piauí dormindo junto a porcos em alojamentos de uma fazenda próximo à praia do Arrombado, em Luís Correia, na região Norte do Estado. Eles atuavam na extração da palha da carnaúba e estavam em situação análoga à escravidão.
A fazenda em que os empregados trabalhavam faz parte das 12 propriedades rurais localizadas nos dez municípios piauienses inspecionados pela Operação Projeto Palha Acolhedora, desencadeada entre os dias 20 e 24 deste mês pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego no Piauí. 

Segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Wellington Soares, os adolescentes (de 14, 15 e 16 anos) são sobrinhos do contratante e não usavam nenhum tipo de proteção no trabalho.“Calçavam chinelos e sequer usavam luvas. O corte da palha de carnaúba é uma atividade proibida para menores de 18 anos por ser perigosa”, afirmou o procurador.
Em relação aos adultos, o MPT constatou que eles trabalhavam sem alojamento adequado, sem carteira assinada, sem equipamentos de proteção individual e sem condições mínimas de higiene, saúde e segurança. Os trabalhadores não possuíam banheiros e dormiam em alojamentos ao relento ou instalados próximo a porcos.

Em alguns casos, as refeições eram servidas em latas e os trabalhadores comiam sentados no chão, próximos a fezes de animais, relata a fiscalização. Uma das situações que chamou a atenção da força-tarefa foi à reutilização de recipientes de agrotóxicos para armazenamento da água que os trabalhadores bebiam. 
“É uma situação que desconfigura totalmente a dignidade do ser humano, transforma o homem em animal também”, afirmou o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Wellington Soares. 
Os nomes dos trabalhadores e das fazendas não foram divulgados pelo MPT. Porém, o órgão diz que recomendou aos arrendatários das propriedades que paralisassem imediatamente as atividades e procurassem o Ministério do Trabalho para regularizar a situação.
O MPT afirmou ainda que vai instaurar inquéritos civis contra os exploradores das terras e os proprietários das fazendas.

Veja imagens produzidas pelo MPT:






Folha Granjense



f

AVNEH VINNY E XÉ POP NOS FESTEJOS DE BARROQUINHA

Anote aí na sua agenda! Dia 07 de agosto, sexta-feira, tem forrozão Cobra Criada, Sertanóis e o astro Avneh Vinny no Avenida Clube de Barroquinha/CE. Pressããoo!

DILMA VETA REAJUSTE A APOSENTADOS APROVADO PELO CONGRESSO NACIONAL

A presidente Dilma Rousseff (Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo)

A presidente Dilma Rousseff vetou a extensão da regra de correção do salário mínimo para todos os aposentados. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, era esperada desde que o Congresso aprovou o aumento, no início de julho. As informações são da Rádio Gaúcha.
O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, havia declarado que o reajuste inviabiliza a Previdência, já que geraria R$ 9,2 bilhões em gastos extras por ano. Com o veto, a proposta volta para o Congresso Nacional.
O prazo para que a presidente decidisse o que fazer com o projeto se encerrou na quarta-feira. Originalmente, a proposta pretendia apenas prorrogar até 2019 a política de valorização do salário mínimo, mas, na Câmara, deputados estenderam o mesmo reajuste, acima da inflação, também para as aposentadorias, pensões e benefícios pagos pela Previdência a quem ganha acima do mínimo.

80% DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ ESTÃO PROIBIDOS DE CONTRAIR EMPRÉSTIMOS

São 148 as prefeituras cearenses que estão irregulares no Cadastro da Dívida Pública (CDP). O POVO, na edição de ontem divulgou que o número era 117, mas o dado estava baseado em uma lista da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que considerava os dados disponíveis somente até o dia 6 deste mês e a nova informação, atualizada na última quarta-feira, 22, mostra uma situação ainda mais grave.

Oitenta porcento dos municípios do Estado estão impossibilitados de captar recursos por meio de empréstimos e transferências federais até efetuarem cadastramento, conforme Resolução do Senado Federal nº 43/2001. Isso porque não realizaram o CDP, que, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, deveria ter sido concluído até o dia 31 de janeiro deste ano.

O Cadastro é obrigatório para todos os estados e municípios, que, através dele, declaram ao Ministério da Fazenda todas as informações referentes à dívida pública interna e externa. O dado é essencial para que a STN possa acompanhar e controlar as transações de crédito e para dar transferência às contas públicas, que podem ser acessadas pela população.

No meio de uma crise financeira vivida pelos municípios cearenses, o número de inadimplentes torna-se ainda mais grave, pois o empréstimo federal poderia ser mais uma forma de obtenção de recursos. Evanildo Simão, presidente interino da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Mauriti, explica que a simples atualização dos dados não daria a todos os municípios o acesso a crédito.

Segundo ele, muitos municípios já atingiram o limite de crédito estabelecido pela STN. “As dificuldades que nós temos de contrair empréstimo com o Tesouro são muitas, porque os municípios não têm capacidade de endividamento. Mesmo estando regulares, não podem conseguir empréstimos”. Diante da importância dos dados para controle federal e transparência para a sociedade, porém, as notas dos gastos dos municípios mostram-se essenciais mesmo às cidades que não querem ou não podem realizar operação de crédito.

Simão explicou que, apesar de a obrigação ser antiga, a portaria nº 702/2014, que reformulou a prestação de contas, aumentando as informações que devem ser disponibilizadas à STN, trouxe muitas mudanças, que não foram acompanhadas pelos municípios. Por “falta de celeridade”, eles teriam se atrasado. Ele afirmou que a Associação já entrou em contato com várias prefeituras e está “trabalhando para resolver a situação”.

Explicação
O equívoco aconteceu quando a reportagem, tendo em mãos material sugerido por leitor, ligou para o Ministério da Fazenda para confirmar se ele estava atualizado. A assessoria forneceu outra lista, que conseguiu em outro link do endereço eletrônico da STN, com dados dos municípios que haviam declarado as dívidas, informando que aquela era a mais atual. A listagem mais recente com os dados certos, porém, era a outra.
A relação dos municípios regulares é atualizada constantemente, à medida em que efetuam cadastro e podem ter acesso, novamente, às operações de crédito. Além disso, os dados que devem ser disponibilizados são muitos, como os encargos e condições de contratação, e a ausência de um deles é suficiente para deixar uma cidade irregular.


DEFINIDO CRONOGRAMA DA PARALISAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CEARENSES


Detalhes da paralisação dos municípios que ocorrerá na sexta-feira (31) foram discutidos em Assembleia Geral, realizada pela Aprece com gestores municipais cearenses. O encontro que ocorreu na manhã de terça-feira (28) reuniu prefeitos, prefeitas e representantes de 80 municípios cearenses.
O governo do Estado se fez presente através do secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. O secretário afirmou que o Governo do Estado está ciente da situação, e que desde o inicio de sua gestão, o governador Camilo Santana vem se reunindo com os prefeitos cearenses para entender as principais necessidades de cada município. Nelson Martins também lembrou que estão sendo buscadas soluções para os problemas do Estado, que também passa por dificuldades, e que o Governador tem negociado diretamente com a presidente Dilma Rousseff para tentar resolver essas questões e, que consequentemente irão refletir nos municípios.  

Durante a Assembleia os prefeitos foram unânimes em afirmar que a gestão municipal está chegando à inviabilidade, tendo em vista o agravamento dos problemas por inúmeros fatores, a exemplo de promessas assumidas e não cumpridas pelo Executivo Federal, tais como projetos aprovados em Brasília cuja falta de liberação ocasionam impactos negativos nas finanças municipais, como a queda de valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Alguns prefeitos presentes citaram o agravamento saúde pública municipal com a falta de recursos e a dificuldade das prefeituras em custear programas do governo federal, já que não há um aporte financeiro

PREFEITA CORTA O PRÓPRIO SALÁRIO EM 25% PARA REDUZIR FOLHA EM SANTANA DO CARIRI

Em Santana do Cariri, na Região do Cariri, a prefeita Daniele de Abreu Machado, visando a redução orçamentária, mediante as dificuldades financeiras que o Município atravessa, baixou Decreto com medidas como a redução do próprio salário, o do vice-prefeito e secretários municipais em 25 %. 

Também ficou estabelecida a redução na jornada de trabalho dos servidores municipais para 6 horas diárias, em todas as repartições municipais, excetuando os órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e aqueles que prestarem serviços de natureza essencial, como o Hospital Municipal.

CENTEC E SECITECE OFERECEM VAGAS EM CURSOS GRATUÍTOS NO CVT DE GRANJA


Por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está oferecendo 68 vagas em cursos básicos gratuitos no mês de agosto para a população da cidade de Granja, no Litoral Oeste do Ceará. As oportunidades são para as áreas de informática básica, empreendedorismo, manicure e pedicure.
Os cursos possuem carga horária de 40 ou 60 horas aulas e serão ministrados nos turnos manhã e noite. Para algumas capacitações, o início das aulas está previsto para o próximo dia 10.

Para participar, basta ser maior de 16 anos e comparecer portando o CPF ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT). As inscrições estarão abertas até o início das aulas ou até que sejam preenchidas todas as vagas.
Outras cidades

Através da parceria, outras 40 cidades cearenses estão sendo contempladas. Ao todo, são 2.142 vagas em 111 cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada em diversas áreas do conhecimento, como NR-10, Farmácia Viva, Marketing Básico, Administração Financeira, Corel Draw, Empreendedorismo, AutoCAD, Panificação, Piscicultura em Tanque Rede, Manejo Produtivo de Ovinos e Caprinos, dentre outros.

As aulas acontecem nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Instituto Centec de Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Fortaleza, Fortim, Groaíras, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará.
A relação completa dos cursos por cidade e outras informações estão disponíveis aqui.



Folha Granjense

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A FOTO DO DIA...


MESMO ALEGANDO CRISE, PREFEITURA DE BARROQUINHA CONTRATA R$ 165 MIL REAIS DE CAFÉ DA MANHA, LANCHES E REFEIÇÕES.


Resultado de imagem para lanches, café da manhã e refeiçõesFalar em crise, dizer que está sem dinheiro e com dificuldades financeiras para não prestar serviços necessários e atender a população de maneira digna é a desculpa de grande parte das administrações municipais neste momento que o país atravessa um período de escândalos e arrocho. Até mesmo paralisar a administração no próximo dia 31 será feito pelos prefeitos para chamarem atenção dos governos estadual e federal. Na contramão desta situação, a prefeitura de Barroquinha tem realizado licitações e contratado despesas que demonstram claramente que se existe dificuldades financeiras para atender a população, o mesmo não acontece para contratação de despesas supérfluas e absurdas. Enquanto serviços públicos não são prestados, a Prefeitura através de seus secretários não poupam recursos para contratar fornecimento de lanches, café da manhã e refeições, com valores absurdos que chegam a mais de R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais). Para se ter uma ideia do absurdo, somente a secretaria de Saúde está contratando o fornecimento de 2.500 Refeições, enquanto a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social contratou 7.570 lanches. 
A farra foi autorizada pelos secretários municipais através de homologação da licitação 00.008/2015. Para ter acesso as informações detalhadas, veja o link abaixo e clique em homologação por cada secretaria.
http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/index.php/licitacao/detalhes/proc/73946/licit/59354

GAROTO DE 13 ANOS ESFAQUEIA INIMIGO DE 19 EM CAMOCIM

No início da noite de terça-feira, 28, volta das 18h30, o Copom de Camocim (190) recebeu uma denúncia de que próximo a igreja de São Francisco, na Rua Ant. Zeferino Veras, um jovem havia sido esfaqueado por um garoto. Imediatamente foi acionada uma viatura do Ronda e chegando ao local os pm’s foram informados por testemunhas que um menor havia lesionado seu inimigo com um golpe de faca e que a vítima já havia sido socorrida por populares para ao HDMA.
Mediante as informações, soube-se que o menor acusado era aluno da Escola de Ensino Fundamental Natália Albuquerque Lopes, localizada no bairro São Francisco, e que o mesmo já estava em sala de aula. Os militares foram até à escola citada colher maiores informações e com a autorização e colaboração da diretora foram falar com o adolescente, o qual foi identificado com as iniciais G.S.A., de apenas 13 anos de idade. Ele entregou a faca usada no ato aos policiais e confessou ter praticado o fato por ter uma rixa já antiga cotra a vítima, o jovem Francisco Darlinton Almeida Lins, 19 anos.



Mediante o ocorrido, o menor (acompanhado com sua mãe) foi levado para a DPC de Camocim onde contra ele foi feito um BOC com base no artigo 129 do CPB (lesão corporal), sendo liberado em seguida.
A vítima sofreu uma perfuração no tórax esquerdo e seu estado é grave. Ele ficou internado no HDMA em estado de observação e provavelmente seria transferido para a Santa Casa de Sobral.


Efetuaram a apreensão: Sds Mauro e Fontenele



Camocim Polícia 24h

Colaborou: Sd Julio César

GLEYDSON CARVALHO : PREFEITURA DE MARTINÓPOLE "É UM ZERO A ESQUERDA"

Após dizer que não precisa "pra nada" da prefeitura de Martinópole, o radialista Gleydson Carvalho, O Amigão, da Liberdade FM, reprisou a denuncia de um morador identificado como Edneudo, da Lagoa do Curral, Zona Rural de Martinópole. O mesmo denunciou problemas no posto de saúde da localidade. Clique no player para ouvir. 





Fonte: Revista Camocim

GRANJA-CE: P.R.E APREENDE VEÍCULO COM CHASSI ADULTERADO.

Um veículo HB 20 foi apreendido durante o final da manhã desta terça-feira, 28, por policiais da PRE de Granja. Os pm’s realizavam uma blitz barreira no próprio posto da PRE quando abordaram o veículo HB 20 de cor preta e placa 0XJ 0095, com inscrição de Itabira-MG. No momento da abordagem um homem conhecido como Willians Rocha, natural de Camocim e residente na cidade de Bragança, no Estado do Pará. Segundo informações, os pm's fizeram uma vistoria na documentação do dito veículo, e constataram que o chassi do carro teria sido adulterado. Ao ser indagado sobre a origem do veiculo, o condutor teria informado que teria recebido o carro de uma concessionária em Bragança, em virtude de seu veiculo ter apresentado problemas, então o gerente da concessionária teria oferecido o dito veículo a ele enquanto o seu seria concertado. O condutor alegou que não sabia que o carro tinha pendência e estava com os documentos do veículo achando que estava tudo certo.
Veículo e condutor foram conduzidos para a DPC de Granja onde o caso foi apresentado ao delegado plantonista, que ao analisar a situação, resolveu mandar lavrar contra o condutor, um T.C.O. com base no artigo 180, § 3º do CPB.




Efetuaram a prisão: Cb Gouveia e Cb Barroso com apoio do Dest. de Granja.
Camocim Polícia 24h

"NÃO TENHO VERGONHA DE VOCÊ PAI, SINTO É ORGULHO"


Você adolescente que tem vergonha do seu pai ou da sua mãe, saiba que o amor é maior que tudo, é maior que qualquer aparência, jeito, modo de falar, de vestir... Aproveite que a vida está te dando à oportunidade de viver ao lado das pessoas que mais te amam, pois o tempo vai passando e ninguém mora na terra pra sempre. Momentos felizes se eternizarão e não terás arrependimento quando eles partirem. Agora leia a declaração de amor que essa jovem fez ao seu velho pai, um simples catador de lixo.

DETENTOS ENTRAM EM CONFRONTO E PÕEM FOGO EM COLCHÕES, EM CADEIA DE VIÇOSA DO CEARÁ


Do lado de fora da cadeia é possível ver fumaça (Foto: Arquivo pessoal)

A Polícia Militar teve de conter uma rebelião na Cadeira Pública da cidade de Viçosa do Ceará, a 348 km de Fortaleza, na madrugada desta terça-feira (28). Segundo informações da administração da Cadeira Pública, o problema com os detentos ocorre desde a tarde de domingo (26).

De acordo com os funcionários da unidade, os problemas começaram quando os detentos da ala “A” da cadeia atacaram os presos da ala “B”, no domingo. Contida a rebelião naquele momento, os detentos da ala “B” decidiram revidar e atacar os outros presos na madrugada desta terça.

Cinco presos arrombaram as celas, pegaram os próprios colchões e atearam fogo na frente das celas dos detentos da outra ala. Em seguida, os cinco detentos fugiram. Segundo a administração da Cadeia Pública, o fogo “estragou” as celas, e os objetos dos detentos foram destruídos. Alguns detentos passaram mal com o excesso de fumaça.

A Cadeia Pública, que continha 31 presos, sendo três deles na cozinha e 28 encarcerados, pediu transferências de parte deste grupo e aguarda decisão da Justiça. A Polícia Militar da cidade informou que conseguiu recapturar quatro dos cinco fugitivos. O último ainda está sendo procurado.

TRABALHADORES SÃO ENCONTRADOS EM, CONDIÇÕES DEGRADANTES, NO PIAUÍ


Dezenas de trabalhadores foram encontrados, em situações degradantes, pela força-tarefa do Projeto Palha Acolhedora, parceria entre o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego. A operação aconteceu, no período entre 20 e 24 de julho, em dez municípios da Região Norte do Piauí.

As diligências realizadas pelo procurador do Trabalho José Wellington Soares e o auditor fiscal Paulo César Lima se concentraram nos municípios de Caxingó, Caraúbas do Piauí, Murici dos Portelas, Cocal da Estação, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Ilha Grande. Na maioria destas localidades, foram encontrados trabalhadores sem alojamento adequado, sem carteira assinada, sem equipamentos de proteção individual e sem condições mínimas de higiene, saúde e segurança.

“O cenário que vimos foi de uma indignidade absurda. É inadmissível que uma atividade secular, que emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Piauí, ainda trate o ser humano de forma tão degradante, sem lhes garantir direitos, nem mínimas condições de trabalho”, afirmou o procurador.

Em um dos locais, próximo à Praia do Arrombado, a força-tarefa localizou ainda quatro adolescentes laborando, sem equipamentos de proteção, em situação identificada como trabalho infantil. Além disso, os trabalhadores não possuíam banheiros e dormiam em alojamentos ao relento ou instalados próximo a porcos.


Imagens: Divulgação MPT

Uma das situações que chamou a atenção da força-tarefa foi a reutilização de recipientes de agrotóxicos para armazenamento da água que os trabalhadores bebiam. 

Foi visto ainda alimentos acondicionados sem refrigeração e manipulados ao ar livre. Em alguns casos, as refeições eram servidas em latas e os trabalhadores comiam sentados no chão próximo a fezes de animais.

Durante as diligências, o MPT recomendou aos arrendatários que paralisassem as atividades imediatamente e procurassem o Ministério do Trabalho e Emprego para regularizar a situação dos trabalhadores. 

Serão instaurados ainda inquéritos civis em face de todos os exploradores e os proprietários das terras onde ocorre a exploração da atividade sem respeito à legislação trabalhista.
A atividade envolve uma grande cadeia produtiva, que começa com o trabalhador submetido a condições degradantes e mediante pagamento de diárias em valores que variam de R$ 30 e R$ 60. 

“No entendimento do MPT, até mesmo os atravessadores e as indústrias de beneficiamento também podem ser responsabilizadas judicialmente, por obterem lucro numa atividade que viola direitos fundamentais dos trabalhadores”, finalizou José Wellington.
AUTOR: 180 GRAUS/Com informações do MPT-PI

EM CAMOCIM, LADRÕES ARROMBAM E FURTAM APARELHOS ELETRÔNICOS DA LOJA OFICEL

Essa é a segunda vez que a loja é arrombada e furtada Durante a madrugada desta terça-feira, 07, a loja de materiais eletrônicos Oficel, ...